Esse método é um dos mais utilizados por quem está começando. É relativamente simples de entender e pode ser razoavelmente rápido. Além disso, depois você pode passar para um método mais complexo (e mais rápido) como o intermediário ou o avançado. Se não gostar muito desse estilo de se resolver o cubo, você pode dar uma olhada no "corners-first" (cantos primeiro), que é uma outra forma de resolver.

1º Passo

O primeiro passo é formar uma cruz em um dos lados. Você pode começar com a cor que quiser. Eu escolho o branco (às vezes o amarelo, quando está mais fácil). Começar sempre com a mesma cor pode ou não ser melhor...depende de cada um. Tem pessoas que começam em qualquer cor e são muito rápidas. Outras começam sempre com a mesma ou às vezes a cor oposta (no meu caso branco-amarelo). Você decide.

Depois de cada etapa do método eu coloquei algumas dicas. O ideal é você conseguir fazer todas sem olhar as dicas. Mas se não conseguir, não tem problemas. As dicas ajudam também se você quer resolver mais rápido.

A cruz branca resolvida fica assim:

(você pode girar o cubo com o mouse)

Um detalhe importante é que você deve montar a cruz de acordo com os centros vizinhos. Não adianta colocar o meio branco/azul junto com o centro vermelho.

Dicas para a cruz [?]
  • Uma dica é achar um dos meios brancos e alinhá-lo com o centro branco. Depois, procure outro e alinhe com sua outra cor (não o branco). Então, gire essa face pra alinhar o adesivo branco com o centro branco. Talvez seja preciso tirar temporariamente alguma peça que já está resolvida.
  • Outra dica interessante é que você não precisa montar a cruz diretamente em seu lugar. Como assim? Você pode posicionar os meios brancos corretamente uns em relação aos outros, mas não necessariamente alinhados com seus centros correspondentes. Depois é só ajustar a face de baixo pra alinhá-los.



2º Passo

O próximo passo é completar a primeira camada. Para isso, você deve posicionar os cantos. Essa parte é relativamente fácil. Você talvez consiga sozinho. Mas se não conseguir, os 3 casos que podem acontecer são esses:


R U R'

F' U' F

R U2' R' U' R U R'
Dicas para os cantos [?]
  • Um jeito que eu ensino a fazer os cantos é assim: se a parte branca dele está nos lados (não em cima), você gira a face na qual ela está. Depois é só girar a camada de cima pra alinhar os brancos e desfazer o primeiro giro. É mais fácil explicar mostrando no cubo, mas acho que dá pra entender.
  • Um detalhe importante é que nem sempre os cantos estarão na camada de cima. Eles podem estar também na de baixo, inclusive em seus lugares, mas girados incorretamente. Nesses casos, coloque outro canto qualquer no lugar do que está errado, e depois coloque-o em seu lugar.



3º Passo

Agora vamos completar a camada do meio, colocando os 4 meios que não possuem a cor branca (ou a que você tenha feito primeiro). São apenas 2 casos:


U R U' R' U' F' U F

U' L' U L U F U' F'
Dicas para a segunda camada [?]
  • Um jeito legal de se pensar é assim: você primeiro alinha o meio (que está na camada de cima) com seu centro. Aí existem 2 opções - ou ele vai para a direita ou para a esquerda. Você sempre começa o algoritmo girando a camada de cima para o lado oposto ao que ele vai. Desse jeito fica mais fácil decorar as seqüências.
  • Assim como os cantos da primeira camada, os meios da segunda nem sempre estão na camada de cima. Eles podem estar na do meio, no lugar de outro ou no seu próprio lugar, mas girados ao contrário. Nesses casos, use uma das seqüências pra colocar outro meio em seu lugar e depois posicione-o no lugar certo.



4º Passo

O passo seguinte é fazer uma cruz na última camada (no meu caso, amarelo). Aqui podem acontecer 3 situações: nenhum meio amarelo junto com o centro, 2 meios em lados opostos ou 2 meios em lados adjacentes. Pode acontecer de já ter uma cruz formada. Nesse caso, é só seguir para a próxima etapa. São apenas 2 seqüências nesse estágio:


F U R U' R' F'

F R U R' U' F'

Repare que os dois algoritmos são inversos um do outro. Ambos começam com F e terminam com F'. A diferença é só nos 4 movimentos do meio. Um tem U primeiro e o outro tem R. Os dois algoritmos são fáceis de decorar e de fazer.

Se não tiver nenhum meio amarelo, faça uma das duas seqüências que você terá um dos dois casos acima.

Dicas para orientar a cruz [?]
  • Normalmente os meios não estão como nos applets. É só girar a camada U ou o cubo até que eles estejam em UL e UR ou em UL e UB.



5º Passo

A próxima etapa é orientar os cantos da última cor. Podem acontecer 7 casos diferentes (8 contando com o caso já resolvido). Mas você pode usar só 2 seqüências. Se quiser, as outras 5 estão nas dicas; ajudam se você quer fazer mais rápido. As duas básicas são:


R U R' U R U2 R'

R' U' R U' R' U2 R

Usando essas duas você pode resolver os outros casos, que tem 2 ou 4 cantos errados.

Dicas para orientar os cantos [?]
  • Aqui estão os outros 5 casos



6º Passo

Está quase acabando...a penúltima etapa é posicionar os cantos da última camada. E sem bagunçar sua orientação. Usando 2 seqüências você resolve essa parte. Ambas fazem um ciclo com 3 cantos, mas cada uma em um sentido.


x' R U' R D2 R' U R D2 R2 x

x' L' U L' D2 L U' L' D2 L2 x
Dicas para posicionar os cantos [?]
  • Quando 2 cantos estiverem certos e 2 errados, lado a lado, um jeito fácil é posicionar somente um canto. Assim, 3 ficam errados. Mas nem sempre é assim. Às vezes tem 2 certos e 2 errados, mas na diagonal. Nesse caso, você faz uma das 2 seqüências. Assim, você ficará com 1 certo e 3 errados.
  • Outra dica interessante é procurar por 2 cantos que tenha a mesma cor no mesmo lado. Depois, gire o cubo ou o lado U até que essas 2 cores iguais estejam na sua frente. Aí é só ver em qual sentido os cantos vão girar.



7º Passo

Agora o passo final: posicionar os meios da última camada. Essa parte é fácil. Em metade das vezes você vai ter 3 fora do lugar e 1 certo. Na outra metade, todos os 4 estão fora do lugar. Todos os casos podem ser resolvidos com essas 2 seqüências:


F2 U' L R' F2 L' R U' F2

F2 U L R' F2 L' R U F2

Repare que as duas são quase iguais. A única diferença é o sentido dos U. Você coloca o meio que já está certo atrás. Aí olha em qual sentido os meios vão girar. Esse sentido é o mesmo que você vai girar o lado U.

Se todos os meios estiverem fora do lugar, é só aplicar uma das duas seqüências e você terá um dos casos acima. Se quiser algoritmos diretos para os outros 2 casos, dê uma olhada nas dicas abaixo.

Dicas para posicionar os meios [?]

Boa sorte!

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, use o contato que eu tento ajudar.